Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: HD Externa Cooler Master
Fórum MacNews > Hardware > Periféricos
Baniski
Galera Bom Dia, sou novo no forum e no que abrange mac por enquanto pois ja tive e tenho um G3, minha duvida em relacao a hd externa (ou adaptador) que comprei, um Cooler Master XCraft, ele permite adaptar uma HD IDE na USB e tambem possui 2 saidas USB o que foi de exelente ideia pois realmente ajuda. Bom minha duvida e a seguinte, eu ja procurei no forum mas achei pouco assunto sobre isso, eu tinha um PC (argh!) bom eu tirei dele uma HD Seagate de 160 GB IDE ATA 133 que coloquei neste adaptador para eu acesar meus arquivos tais como musicas, filmes, beckup, etc, so que tem um problema, eu acesso que e uma beleza os arquivos, leio tudo funciona rapido que so no MacBook, porem eu ja revirei isso aqui inteiro e nao consegui modificar de jeito nenhum, por conta dos acessos Proprietarios e Permissoes que aparece escrito VOCE SOMENTE PODE LER, sendo que no Windows eu acesso e modifico normalmente os arquivos no adaptador externo. Eu andei lendo no forum que se eu formatar em FAT32 eu poderia utilizar tanto no windows quanto no OSX, infelismente eu nao posso formatar, sem chance eu nao tenho nem para onde passar estes arquivos, a alem do mais se eu fosse formatar eu ja iria formatar no formato do mac para ganhar velocidade. Alguem poderia me ajudar, sera que existe algum programa que eu possa instalar para alterar isso ou realmente eh format na veia? grato.
harlley sathler
Pelo que entendi do que você falou aí, seu HD está formatado como NTFS. Se for isso mesmo, de fato o OS X não vai ter acesso a gravação no disco...

Existe um jeito, que é instalando o MacFUSE e o NTFS-3G. O NTFS-3G é um driver que permite escrita/leitura em volumes formatados com NTFS, e o MacFUSE um port para mac do FUSE, que é o que permite que o NTFS-3G seja instalado.

Aqui está um link de um tutorial para a instalação e configuração:

http://www.lifehack.org/articles/lifehack/...n-mac-os-x.html

Conforme você vai ver no tutorial, o processo é feito quase todo via linha de comando, inclusive a montagem e desmontagem do disco no OS X, que também deve ser feita via linha de comando.

Pelo que andei lendo nesse site e em outros, não é possível usar recursos do finder, como o arrastar e soltar, em volumes montados pelo NTFS-3G.

Resumindo, se você precisa extremamente de gravar nesse disco é uma solução, mas não é nada Mac Style, o que me desanimou muito de usá-la em minhas máquinas.

Outra opção que você teria, caso use esse disco no seu Mac e no seu PC, é instalar o MacDrive no seu PC, formatar esse disco em HFS+ (sistema de arquivos do Mac OS) e usar em ambas as máquinas. O MacDrive permite acesso a discos formatados para MacOS.

Lembre-se que um disco de 160GB não pode ser formatado em FAT32 pelos Windows 2000 e XP, já que esse tamanho de FAT32 não é suportado pelo sistema. A FAT32 também tem muitas outras desvantagens em discos muito grandes, a começar pelo tamanho dos clusters. Clusters muito grandes representam baixo aproveitamento do espaço em disco.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas.
Baniski
Outra opção que você teria, caso use esse disco no seu Mac e no seu PC, é instalar o MacDrive no seu PC, formatar esse disco em HFS+ (sistema de arquivos do Mac OS) e usar em ambas as máquinas. O MacDrive permite acesso a discos formatados para MacOS.

Fiz isso, andei lendo sobre o MacDrive, na verdade hoje a solucao que encontrei foi fazer beckup dos 124 gb que eu dinha de dados em dvd's, depois formatei o hd de 160 no HFS+, andei pensando: porque ficar num sistema que nao me acomoda como o NTFS, agora estou restaurando os arquivos no hd mesmo, os que eu preciso. Alem do mais foi bom pois tinham muitas inutilidades apoveitei e dei uma organizada, agora que estou com mais espaco alem dos 60 gbs do HD posso fazer mais coisa, vou instalar o MacDrive e testa-lo no pc. pos de vez em quando precisa-se compartilhar arquivos entre amigos. Eu nao me lembro mas o ipod 20GB g4 que eu tinha ele permitia a modificacao de dados em windows e osx, eu nao sei porque nao tenho mais ele, seria entao que o ipod usa formatos FAT? grato pela ajuda.

Problema Resolvido. biggrin.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.