Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Dúvida sobre ligar monitor DVI em PowerBook G4
Fórum MacNews > Hardware > Periféricos
claudio.roca
Pessoal,

Tenho um PowerBook G4 e comprei um monitor LCD 19" da Samsung que possue entrada/saída DVI.
Quando tento ligar no PowerBook via cabo DVI não visualiza-se nada, e só consigo fazer funcionar quando ligo utilizo o cabo VGA. O que diminue em muito a qualidade da imagem. sad.gif

Estou utilizando corretamente a saída DVI do laptop, o cabo DVI e a entrada do monitor (que é mesmo DVI). O q pode estar errado? Conversando com alguns amigos, ouvi comentários que para Mac existe um comando para acionar a placa via DVI. Porém sou usuário Mac faz tempo e nunca tinha ouvido falar alguma coisa sobre isso.

Alguém tem uma luz? rolleyes.gif

[]'s galera!
SpeedMac
Tenho um monitor LG que suporta tanto VGA como DVI, mas preciso selecionar nos menus de opções do próprio monitor qual é a fonte do sinal. Verifica se no seu monitor não tem esse tipo de opção também.
claudio.roca
QUOTE(André Sarti @ 30/05/2007, 14:44) [snapback]37366[/snapback]

Tenho um monitor LG que suporta tanto VGA como DVI, mas preciso selecionar nos menus de opções do próprio monitor qual é a fonte do sinal. Verifica se no seu monitor não tem esse tipo de opção também.

Oi André,

Neste modelo da Samsung há um botão denominado "Source". Já utilizei p/ reconhecer e nada. O estranho é q para eu ter conseguido utilizar em modo VGA utilizei a própria saída DVI com o adaptador do Mac, ou seja a saída não está com problemas. Ainda permanece o mistério. huh.gif
claudio.roca
Pessoal,

Resolvi hoje descobrir de uma vez por todas se o monitor ou meu laptop estava com algum problema nas saídas e/ou entradas DVI.

Vejam que bizarro:

Liguei o monitor Samsung na saída DVI de outro Mac, desta vez um G5 quad torre. E o "bichinho" funcionou perfeitamente. Conclusão 1: o monitor não está com problema na entrada DVI.

Aproveitei o ensejo e pluguei o monitor DVI (LG) da outra máquina que usei no teste em meu laptop, e funcionou. Conclusão 2: o meu laptop também não está com problema na saída DVI.

Fiz um último teste e liguei novamente o meu laptop no monitor Samsung (o que está dando a dor de cabeça) e incrivelmente funcionou, vi pela primeira vez o monitor funcionando em DVI plugado em meu laptop.

Satisfeito porém não entendendo nada, peguei o equipamento, voltei a minha mesa e liguei tudo novamente acreditando que eu havia "ressucitado" o monitor. BINGO! Novamente não funcionava em DVI (só com o adaptador em VGA).

Conversando com um amigo que testemunhou todo o processo, chegamos a dúvida e/ou conclusão 3: será que realmente os PowerBooks G4 precisam ter algum tipo de configuração especial p/ acionar o monitor em modo DVI?

Afinal quando fiz o teste e tudo funcionou, o monitor Samsung foi ligado em um G5 torre que fez o monitor funcionar em modo DVI, quando conectei o mesmo ao meu laptop (sem desligar o monitor) ele funcionou. E quando liguei todo o equipamento de novo, o monitor havia sido desligado para ser transportado. Quem sabe aí, tenha "desligado o suposto modo DVI necessário".

Alguém conhece algum tipo de configuração que deve ser utilizada em Powerbooks G4 p/ acionar a DVI dos monitores? Ou será uma "bizarrice" exclusiva da marca Samsung? wacko.gif

(Já conversei com o suporte da Samsung por telefone e disseram que p/ Mac eles não sabem dizer o porquê deste estranho funcionamento, o que julguei ótimo para nós... não?).
Marcio
Qual o modelo do seu monitor? É o 931BW?
claudio.roca
QUOTE(Marcio @ 03/06/2007, 11:09) [snapback]37494[/snapback]

Qual o modelo do seu monitor? É o 931BW?

Oi Márcio, é o 931BW sim. Vi na sua assinatura q vc tem um, sabe o q pode ser?
Marcio
Muito estranho isso heim! Comprei o meu neste sábado e foi só plugar o Mini com o cabo DVI e pronto, rolou na boa. huh.gif
claudio.roca
QUOTE(Marcio @ 04/06/2007, 10:56) [snapback]37514[/snapback]

Muito estranho isso heim! Comprei o meu neste sábado e foi só plugar o Mini com o cabo DVI e pronto, rolou na boa. huh.gif

Realmente estou achando muito estranho, afinal eu consegui testar a DVI do meu laptop em outro monitor e tb testar o monitor em outra máquina. Ambos estão funcionando, apenas não funcionam juntos.

Bizarro... Será q existe mesmo algum tipo de comando p/ acionar a DVI pelo PB e q eu não estou utilizando?
Marcio
QUOTE(Claudio Roca @ 04/06/2007, 14:08) [snapback]37527[/snapback]

QUOTE(Marcio @ 04/06/2007, 10:56) [snapback]37514[/snapback]

Realmente estou achando muito estranho, afinal eu consegui testar a DVI do meu laptop em outro monitor e tb testar o monitor em outra máquina. Ambos estão funcionando, apenas não funcionam juntos.

Bizarro... Será q existe mesmo algum tipo de comando p/ acionar a DVI pelo PB e q eu não estou utilizando?

Qdo vc testou o PowerBook com outro monitor vc seguiu o mesmo procedimento que está fazendo com o seu Samsung?
SpeedMac
Parece meio besta, mas já tentou ligar o monitor e fechar o PowerBook?
O procedimento pra usar tanto só o monitor como ambos está aqui: http://www.ehow.com/how_2008986_use-monitor-powerbook.html
vichenco
Olá amigos. Estou enfrentando o mesmo problema.

Comprei o monitor 931BW da Samsung e tenho um MacBook Pro.

Só estou conseguindo ligar o monitor pelo VGA. Quando plugo o DVI ele não funciona. A tela fica preta. Pelo VGA não consigo a resolução desejada 1440x900. Só fica a resolução não widescreeen.

Não tentei ainda colocar em o power mac que tenho aqui.

Putz estou muito desanimado. Já vasculhei a internet inteira procurando uma solução.

Espero que vocês possam me ajudar.
Arquiteto
Deem uma olhada aqui talvez ajude...

vichenco
foi o primeiro lugar que olhei. não ajuda muito.

De qualquer forma, obrigado pela tentativa.
brfranco
Pessoal, estou com um problema parecido. a minha tela Samsung quando conectada por adaptador DVI do Powerbook G4 12 aparece com umas cores estranhas. quem estava com esse problema de monitor conseguiu resolve-lo? conto com a ajuda de vcs. o monitor é o 932BW. Abs.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2008 Invision Power Services, Inc.