Pessoal,
Resolvi hoje descobrir de uma vez por todas se o monitor ou meu laptop estava com algum problema nas saídas e/ou entradas DVI.
Vejam que bizarro:
Liguei o monitor Samsung na saída DVI de outro Mac, desta vez um G5 quad torre. E o "bichinho" funcionou perfeitamente.
Conclusão 1: o monitor não está com problema na entrada DVI.
Aproveitei o ensejo e pluguei o monitor DVI (LG) da outra máquina que usei no teste em meu laptop, e funcionou.
Conclusão 2: o meu laptop também não está com problema na saída DVI.
Fiz um último teste e liguei novamente o meu laptop no monitor Samsung (o que está dando a dor de cabeça) e incrivelmente funcionou, vi pela primeira vez o monitor funcionando em DVI plugado em meu laptop.
Satisfeito porém não entendendo nada, peguei o equipamento, voltei a minha mesa e liguei tudo novamente acreditando que eu havia "ressucitado" o monitor. BINGO! Novamente não funcionava em DVI (só com o adaptador em VGA).
Conversando com um amigo que testemunhou todo o processo, chegamos a dúvida e/ou
conclusão 3: será que realmente os PowerBooks G4 precisam ter algum tipo de configuração especial p/ acionar o monitor em modo DVI?
Afinal quando fiz o teste e tudo funcionou, o monitor Samsung foi ligado em um G5 torre que fez o monitor funcionar em modo DVI, quando conectei o mesmo ao meu laptop (sem desligar o monitor) ele funcionou. E quando liguei todo o equipamento de novo, o monitor havia sido desligado para ser transportado. Quem sabe aí, tenha "desligado o suposto modo DVI necessário".
Alguém conhece algum tipo de configuração que deve ser utilizada em Powerbooks G4 p/ acionar a DVI dos monitores? Ou será uma "bizarrice" exclusiva da marca Samsung?
(Já conversei com o suporte da Samsung por telefone e disseram que p/ Mac eles não sabem dizer o porquê deste estranho funcionamento, o que julguei ótimo para nós... não?).