mareceu
05/03/2008, 22:42
Comprei um Mac mini esta semana.
Estou migrando, aprendendo e me adaptando muito bem.
Pergunto>
O sistema operacional da Apple OS X 10.5 tem, como no Windows, um aplicativo para desfragmentar os arquivos?
ceo_bill
06/03/2008, 00:46
Eu de novo..
nativamente com o Sistema nao tem não.
Tb nao vejo a necessidade de um programa dessses.... o pessoa + veterano pode te falar melhor.
O que as vezes vc deve fazer é reparar as Permissões de Disco.
Ok?!
Boa sorte ae com seu MacMini!
rodolfok
06/03/2008, 10:31
pois é, o sistema de arquivos do Mac nao necessita de desfragmentador.
Vale a pena a dica do colega de reparar permissoes de disco
O sistema de "journaling" que existe na formatação do HD recomenda que NUNCA se faça desfragmentação, pois pode estragar todo o sistema de arquivos do HD.
E isso JÁ aconteceu com um usuário daqui. Se não me engano, um "técnico" passou o desfragmentador no HD dessa pessoa e o resultado final foi a necessidade de formatação.... =/
Desencana de desfragmentador. Não precisa.
Inté.
mareceu
06/03/2008, 18:26
Nao precisa desfragmentar...!
Que otimo....!
Por isso, entre outras coisa eh que eu mudei para o Mac!
Obrigado!
mareceu
06/03/2008, 20:09
QUOTE(ceo_bill @ 05/03/2008, 23:46) [snapback]46102[/snapback]
O que as vezes vc deve fazer é reparar as Permissões de Disco.
Ok?!
Boa sorte ae com seu MacMini!
Como faço isso? Reparar as Permissões de Disco? Onde encontro informações sobre isto?
Obrigado!
ceo_bill
06/03/2008, 22:07
Seguinte: Vc coloca o DVD do OS X (Tiger, Leopard)... reinicie a máquina e segura a tecla C durante o boot. Dai vai começar a carregar uma tela pelo CD, e lá em cima vai ter uma barra com File.. vc clica em Utility e depois acessa o Reparador de Disco.
Mande verificar disco e dpois manda Reparar.
Acho q 1 vez por mês tá bom!
http://macmundi.com/jpt/index.php?option=c...id=40&Itemid=38
Pra reparar permissões não precisa disso tudo aí não.
Basta abrir o Disk Utility que está na pasta Applications/Utilities
Seleciona o HD e manda reparar as permissões (Repair Permissions)
Para reparar problemas NO DISCO que precisa reiniciar pelo DVD do sistema.
Inté.
pmichelazzo
07/03/2008, 13:38
Ops, ops, ops
Existe um equívoco no comentado aqui. Não é verdade que sistemas OS/X não precisam de desfragmentação. Ela não é recomendada mas não quer dizer que não precisam. Tanto é verdade que existem diversos produtos para tal tarefa.
Sistemas de discos atuais tendem a ser menos sucetíveis a fragmentação de dados, tanto pelas tecnologias envolvidas quanto capacidade de armazenamento, passando pela eficiência do sistema de arquivos usados e até o sistema operacional. Entretanto a fragmentação de dados é inerente aos discos rígidos, de uma forma maior (Windows) ou menor (Mac e Unix).
Maiores infos sobre o assunto podem ser obtidas nos seguintes endereços:
http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=25668http://en.wikipedia.org/wiki/DefragmentationSaudações
pedrinho.rep51
07/03/2008, 14:32
o texto da apple se resume em uma frase : "You probably won't need to optimize at all if you use Mac OS X."
caribas
07/03/2008, 16:43
É, eu também não vi nos textos indicados qualquer referência sobre a (des)necessidade ou mesmo ganho na desfragmentação no Mac OSX.
Ultra.7
08/03/2008, 03:00
QUOTE(djan @ 06/03/2008, 12:05) [snapback]46120[/snapback]
E isso JÁ aconteceu com um usuário daqui. Se não me engano, um "técnico" passou o desfragmentador no HD dessa pessoa e o resultado final foi a necessidade de formatação.... =/
Foi com a
ju85, vejam o tópico
aqui.
QUOTE(djan @ 06/03/2008, 12:05) [snapback]46120[/snapback]
Desencana de desfragmentador. Não precisa.
Tb acho.
[]s
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.