Oi gente,
sou nova por aqui, e precisei postar este tópico pq depois de ter rodado tudo quanto é site e fóruns sobre macs não achei sequer uma informação sobre a como atualizar os drives de gravação no mac mini ou como comprar, instalar e configurar um novo drive externo para gravação de dvd´s....
Possuo um mini com o Combo, que não grava dvd´s, apenas lê, e então penso em instalar um gravador externo através de uma gaveta com saídas USB e Fire Wire.... a questão é justamente a falta de informação sobre como fazer isso ao certo! A única informação que obtive numa Revendedora Autorizada é que o upgrade para o SuperDrive que grava dvd's estraria saindo na faixa de R$ 750,00 (um certo absurdo, visto que por esse valor pagaria um Lacie externo, talvez mais vantajoso e confiável...!) Como não penso em gastar tanto, preferi a opção gaveta externa/drive interno...
Mas minha maior dúvida é sobre a compatibilidade dos gravadores com o mac mini... será que pode-se instalar qualquer marca e modelo IDE ligado à gaveta firewire compativel com macs sem problema? Basta ser plug in play que o mini vai reconhecer a gravadora??? Já me disseram que na verdade o que o mac vai reconhecer é a gaveta através da firewire ou USB...... Eu realmente estou confusa pois não conheço muito a respeito e já tentei encontrar ajuda em muitos locais, mas fiquei sem respostas...
A gaveta já comprei, da ViPower, mas o gravador de dvd ainda não, justamente por ainda não estar certa de qual marca, modelo, etc.... alguém saberia me esclarecer essas dúvidas? Alguma sugestão??
Espero que este tópico ajude as pessoas que estão tentando encontrar essas mesmas respostas em algum lugar na net, e que como eu, estão precisando de um verdadeiro HELP!!!!
Obrigada pela atenção de todos e um forte abraço!
Patt, se vc puder devolve essa gaveta da vipower e compre um Samsung externo:
http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/621786Tenho dois desses. Uso em casa e outro no trampo e funcionam maravilhosamente bem na USB. Só tive problema com eles qdo usei mídias vagabundas (EMTEC) p/ gravar. Se quiser, vc pode usar a gaveta da vipower + HD como drive externo p/ becapes.
Makaya,
obrigado pela dica!
Dei uma olhada nesse Samsung e achei o preço bem legal! Mas estava querendo utilizar a conexão firewire ao inves da USB.... por isso não é tao facil encontrar modelos externos, com firewire à um preço acessivel.... e tb por isso comprei a gaveta externa com saida firewire... sei que isso é possivel, mas não tenho certeza plena se o mac mini vai reclamar ou nao, entende? Tenho receio de ter uma enorme dor de cabeça pra fazer o troço reconhecer o gravador numa boa!
Vc tem idéia disso?
Grata e um abraço.
Firewire é excelente como HD, melhor do que USB. Mas como gravador já ouvi relatos de que não existe diferença no desempenho em relação a USB. O que vc pode fazer é comprar um DVD-R Pioneer IDE e colocar no case. Pioneer é uma marca que funciona de boa nos macs.
Eu tb cheguei a cogitar comprar um Vipower FW/USB, mas prefiri os Samsungs por serem bons gravadores e não ter que ficar caçando gravador compatível. Aqui foi só tirar da caixa e plugar que tudo funcionou perfeito.
PUXA! QUE MARAVILHA Makaya! É justamente isso que faz diferença nessas horas! Que seja simples, fácil, sem complicações... mas não quero desistir da ideia da conexao firewire (pelo menos por enquanto)... me parece que a transmissão dos dados é mais segura.... embora a velocidade tenha pouca diferença para gravação...
Será que esse Pioneer é só USB? Vou dar uma olhada nas especificações do produto... quem sabe ele me convence!
Mais uma vez, obrigada pelas dicas e pela sua atenção!
Até
Fica tranquila que a transmissão de dados não fará a menor diferença pro gravador. A vantagem "segura" do FW em relação ao USB é no uso como HD externo e captura de video por manter uma taxa de transmissão constante. Nos gravadores de DVD a taxa de transferência é menor - o meu é de 22mb/s a 16x, então isso significa que o USB aguenta tranquilo a gravação. Como disse antes, só perdi gravações por causa de mídias vagabundas. O Pioneer precisa ser IDE se o seu case for IDE.
Entendi.... sera entao que to querendo ir pelo caminho mais complicado, simplesmente por insistir na ideia do firewire? agora fiquei em duvida se devolvo esse case... (no caso ele é IDE sim...)
O que fazer? arrisco com case mesmo e dvd interno? ou parto logo pra um externo via USB??
Eu pessoalmente acho bobagem vc insistir no FW como gravador. Sai mais em conta usá-lo como HD externo p/ becape já que vc já tem o case. E ter um HD externo faz uma baita diferença por causa da segurança caso o HD do mini apresente algum problema.
Olha, o Pioneer é considerado por muitos uma das melhores marcas, mas o modelo IDE que vc muito provavelmente encontrará por aqui é o 112, e eu quando estava pesquisando qual modelo comprar ouvi dizer que ele apresenta alguns problemas de projeto. Eu recomendei o Samsung SE-S184 pq sei que ele funciona sem problemas com mac e sai mais em conta do que comprar um case e sair caçando o gravador perfeito até perder o sono em dúvida com tantas opções no mercado. Falo pq já passei por isso. Gostei tanto desse modelo que acabei comprando outro pra usar em casa.
Certo!!! então acho que vou ficar com esse case de reserva pra depois comprar um Hd e ligar nele via firewire.... e quanto ao gravador vou comprar entao esse Samsung USB mesmo! Tá um preço bom e não vai pesar no meu orçamento, e já que vc foi tão conciso e seguro na sua indicação, vou aceitar a sugestão!!! VC me convenceu!!! Pq realmente já tava ficando quase sem dormir mesmo à procura de tantas informações sem soluções.... e o que mais quero e preciso é de soluções rápidas pra poder trabalhar em paz... acho que to perdendo muito tempo com essa questao de firewire para o dvd....
VALEU MESMO!!!
Acho que vou dormir mais sossegada hoje!
QUOTE(Makaya @ 08/03/2008, 18:07) [snapback]46215[/snapback]
Patt, se vc puder devolve essa gaveta da vipower e compre um Samsung externo:
http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/621786Tenho dois desses. Uso em casa e outro no trampo e funcionam maravilhosamente bem na USB. Só tive problema com eles qdo usei mídias vagabundas (EMTEC) p/ gravar. Se quiser, vc pode usar a gaveta da vipower + HD como drive externo p/ becapes.
Lá no site diz que o produto acompanha software para gravação. Qual é esse software? roda no Tiger?
É o Nero 7 que só roda em PC.
hmmm... e vc usa qual? o toast?
se eu ligar esse dvd-rom na USB do mac, preciso do tal do patchburn pra reconhece-lo?
Thanksss
Aqui eu uso o Toast 7. Não, é só plugar e usar. Reconhece na hora.
ok! agora lembrei que o case vipower que comprei é aquele de 5polegadas... ?? é isso mesmo? acho que nao comporta um hd, que geralmente é de 3,5 polegadas... isso confere? sera que terei que devolver ou tentar trocar?
Tenho quase certeza que aceita hd de 3.5. O modelo que vc comprou deve ser esse:
VPM-62289
http://www.vipower.ind.br/home.asp?pag=Exi...1&sb=37&prod=94Em todo caso vc pode dar uma ligada para eles na Segunda p/ confirmar.
É... vou ligar lá na segunda e ver o que dá pra fazer, mas tenho quase certeza que é um modelo proprio para cd/dvd.... não é aquele modelo retratil que "encolhe" para as dimensoes de um hd... vou verificar isso junto à loja...
mais uma coisa: vc ja teve gravador LG? se sim, o que achou? teve problemas de atualização, etc?
mais uma vez, BRIGADÃO!!!
LG lá fora tem fama de ter boa qualidade. Aqui no Brasil uns funcionam e outros vc arremessa contra a parede. É loteria.
Outra coisa que queria te falar. Tenha certeza de que a porta onde vc for plugar o gravador seja USB 2.0. O meu teclado é apple pro mas com USB 1.1. Gravar em 1.1 além de lerdo é problemático. Toda vez que gravo ou vou usar o leitor eu utilizo a USB do próprio Mac que já é 2.0 ou um Hub externo tb 2.0.
ah entendo... acho que é 2.0 mesmo.... onde posso verificar isso pelo mac?
tem o seguinte escrito: na visão do sistema preferences::
USB MOUSE e USB teclado : velocidade até 1.5Mb/seg... tem alguma coisa a ver?
Essa velocidade de 1.5mb/seg mostra que ele não é USB 2.0. Se quiser testar, use um pendrive p/ transferir um arquivo pesado (650mb -+). Teste primeiro na traseira do mini e cronometre o tempo. Depois faça o teste com o mesmo arquivo pelo teclado. Se a diferença for gritante é pq o teclado é usb1.1.
Bem, o pen ta plugado e aparece USB 2.00 FD... tenho 4 portas USB... é possivel ter velocidades diferentes?? nao to entendendo mais nada... agora fiquei mais preocupada ainda, pq se conseguir descobrir a velocidade certa do USB, e se for 1.1, danou-se... vou ter que voltar na opção firewire... ai a ia ai... vai começar tudo de novo!! putzzz... nao sei o que fazer....
como descobrir qual a velocidade certa das portas USB?
No Próprio Mini todas são 2.0, fique tranquila. VC pode ligar o gravador em qualquer uma delas que não terá problemas. A velocidade de transferência são rápidas. É do teclado que eu estava falando. Nos teclados Apple vc tem entradas USB. Só falei para alertar que ligando o gravador na porta USB "do teclado" vc pode não gravar direito. Nas 4 portas do gabinete do mini funcionam normal.
saquei... mas é que uso um teclado generico qualquer... e o mouse tb... bem eles estao conectados nas saidas USB do proprio mini... entao nao entendi a diferença das velocidades que foram apontadas... pq o pen ele reconhece como USB 2.0 e o mouse e teclado parece que nao se eles estao ligados nas mesmas portas?
putz... é um saco nao manjar nada disso!!!
Vc ta tendo uma paciencia incrivel aqui comigo!!! nem imaginava que pudesse ter alguem tao disposto a ajudar uma novata à essas horas... puxa, valeu mesmo!
De nada... não sou técnico, mas acho que a baixa velocidade que aparece registradas pelo teclado e mouse são pq eles não possuem fontes de alimentação próprias.
Bem, entao pra nao ocupar mais seu tempo (ta ficando tarde né)... vou tentar concluir alguma coisa daqui pra poder dormir mais tranquila.... resumindo, o que vc me recomenda entao?
desistir mesmo do case vipower e do drive interno de dvd firewire e investir com segurança num drive externo de dvd, como esse samsung, por exemplo?
Acha que assim dara tudo certo? basta plugar e ligar e pronto!!! tudo resolvido??
Sim, pelo desempenho que eles tem demonstrado eu ficaria com o Samsung. É só plugar e sair pro abraço. Reconhece automático e é rápido e confiável. :D
Nas americanas está por R$239 mas em outras lojas vc encontra por R$200 ou menos, mas eu ainda prefiro a segurança dela. comprei os meus lá mesmo.
O case se não quiser devolver, coloca depois um HD IDE da Seagate ou WD com 8MB de cache e usa como becape. Hoje em dia acho indispensável ter um HD externo p/ segurança dos dados.
Certo! Acho entao que vou nele mesmo... tb comprei meu mini nas americanas... é bem confiavel mesmo!
Quanto ao case, vou ver o que faço... se cabe um hd 3.5''...etc etc... E por acaso tem ideia de quanto custa um hd Seagate ou WD (que marca é essa?) ?
Vc tb disse uma coisa muito importante quanto à isso, que nao tinha pensado antes... realmente ter um hd de backup é fundamental... ;)
WD = Western Digital
Um Seagate de 250GB IDE está por volta de R$260. Eu não sei se os Mini Novos como o seu já vem com padrão SATA no lugar dos antigos IDE, mas se vierem, talvez eles funcionem com um case externo SATA. Se isso proceder, vc poderia trocar o seu vipower IDE por um case Sata e colocar um HD SATA II. O Seagate 250GB Sata ll está por volta de R$ 200 na Sta. Ifigênia aqui em SP. Mas para ter certeza se isso funcionaria com os modelos SATA, recomendo vc conversar com o pessoal da AT. A vantagem é que é uma tecnologia mais nova e os HD IDE tendem a ficar mais caros com o tempo.
Entendo....
bem, o preço desse Seagate é bem em conta! quanto a essa questão de ser SATA ou IDE, vou aproveitar que vou levar o mini pra AT pra por mais memoria e pergunto isso lá... daí depois tenho que resolver a troca do case ou nao...
Puxa, como é complicado a gente obter informações de coisas tao simples como um drive de dvd!!!! principalmente para macs... ainda estamos na era pre-historica aqui no brasil, incrivel! A gente tem que fuçar ate fazer calo nos dedos (rs) pra poder chegar à uma conclusao definitiva e certa! No meu caso, se nao fosse por vc, ter essa imensa paciencia em me esclarecer essas coisas todas, eu iria dormir mais uma noite cheia de duvidas e problemaas na cabeça... nao imaginei que seria tao dificil adquirir um simples gravador...
Uffaa!!
MUITO OBRIGADA!!!!!!
hehehe...já passei por isso e olha que tenho mac há mais de 10 anos. Passei uns 2 meses tentando escolher qual gravador + case comprar. Perdi a paciência com tantas dúvidas e apostei no Samsung. E pelo visto deu certo. Mas é isso aí, qualquer dúvida eu ou o pessoal do forum terá prazer em ajudá-la. O pessoal aqui é bem solidário.
ahahahhaa! entao vc sabe bem o que eu tô passando!!! nossa, to ate perdendo horas de trabalho pra fuçar isso... e nao sossego enquanto nao souber (rs)... Nao to acreditando no tamanho que ta ficando este topico!!! (e detalhe: só 2 usuarios ate agora... eu e vc! hehehehe... que engraçado isso.... virou um negocio gigante... desculpe a minha insitencia viu!!!
Mas vc me ajudou muito mesmo! e se for me basear pela sua atençao e boa vontade, realmente acho que deve haver bastante gente por aqui bem solidaria!!!
Adorei este FORUM!!! Muito eficiente e honesto!!!
Muito obrigada mesmo, Makaya!!!
Depois volto pra dizer que fim levou esse dilema! Nos proximos dias, dê uma passada por aqui... vou poder postar minhas opinioes a quem possa interessar!!
Thanksss
Ok... Boa sorte e seja bem vida ao mundo mac.
Muito obrigada!
ah, so mais uma coisinha: lá no site diz que o Sist. Opracional para esse Samsung é PC... mas eles sempre colocam isso e esquecem dos macs, né?
Sim. Mas ele reconhece no Mac sem a necessidade de nenhum driver ou hack. Esse modelo do link que passei é o mesmo que possuo.
ok entao!!! Valeu!!!
Tenha uma boa noite!
até
Puxa...estou com um problema parecido!
Eu tenho um case firewire da LaCie para CD-RW e tb um Mini PPC.
Eu tentei converter esse drive da LaCie, de gravador de CD para gravador de DVD. Para tal, despluguei o gravador original e pluguei um Samsung Writemaster (aquele preto). Qual minha surpresa ao conectar tudo e descobrir que:
A) Apesar dos leds do case acenderem (tanto o do botao power quanto a luzinha verde de leitura do drive), a gaveta não abriu!
B) Nem o System Profiler nem o Toast 6 reconheceram mais o case!
Esse gravador que pluguei não é compativel com o Mac (Tiger)?
Li em varios foruns , em respostas dadas à própria Patt, pessoas recomendando o samsung.
Se ele serve, o que estou fazendo de errado?
Alguem me recomenda outro modelo para plugar no case?
O que esta acontecendo?
Obrigado pela atenção!
carlos.artes
26/03/2008, 17:34
teoricamente era para reconhecer.
da uma olhada se o drive esta plugado direito.
olha o cabo firewire tambem. desliga o case e troca as pontas de uma para outra.
Valeu, brother.....acabei de conseguir.. !
Apesar de tudo estar devidamente plugado certinho com esse modelo,descobri que ele é INCOMPATIVEL com o OSX. Entao....pluguei outro, o DVD-r/RW/DL da Sony, e funfou que é uma maravilha!
Ponto pra Sony...zero pra Samsung.
Alias, ja to meio p da vida com a Samsung por causa do erro padrao "Not Optimum Mode" que é propositalmente gerado pra aparecer apos o fim da garantia dos monitores de LCD. Meu monitor praticamente novo parou de funcionar por causa disso.
Obrigado a todos pela atençao.
Abraços!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.