Arnaldo
05/04/2008, 20:53
Colegas do forum
Já procurei mas não achei nenhuma dúvida parecida...
Acabei de adquirir um HD externo IOMEGA (USB formato FAT32) de 320 GB para backup.
Quero particioná-lo em 2, uma para trabalhos e outra para uso geral (músicas, fotos, etc).
Ao executar o Disk Utiity, fiquei com dúvidas quanto a algumas opções que o programa tem:
-Na opção “Formato” qual utilizar? Só de ”Mac OS Expandido” tem 4 tipos.
-No item “Opções > esquema de partição” tem 3 opções (acho que a correta é a “Mapa de Partição Apple”).
Qual combinação terá o melhor desempenho?
A princípio, não pretendo conectá-lo diretamente ao meu PC, mas se puder acessar via rede a partição com as músicas, seria bom.
Grato pela ajuda.
rodolfok
11/04/2008, 13:32
Arnaldo, vou dizer o q fiz aqui em casa.
Tenho um PC velho e meu ibook. Partcionei meu HD externo (250GB) em 3:
1) HFS + (ou mac OS extendend): para fazer backup do meu HD interno usando o superduper
2) HFs + para arquivar arquivos mortos
3) MS-DOS (fat32) para poder ser acessado tanto pelo Mac quanto pelo PC. É a partição q uso para backup do PC manualmente e transferir alguns arquivos do mac. O Fat32 é lido e escrito pelos 2 sistemas. O NTFS é somente lido pelo OSX e o HFS+ nem é lido pelo windows.
Outras opçoes são o Macdrive que permite o windows ler e gravar em HFS+ (mas é um programa pago) e tem um outro programa pra Mac q permite o OSX ler e gravar em NTFS. Como não quis pagar por um programa fiz a opção q citei.
Uma dica importante: Não grave nada antes de particionar seu HD externo pq o utilitario de disco é meio burrinho, vai perder tudo se vc quiser particionar depois.
Fora isso é muito tranquilo fazer isso por ele.
abraçao