Ir para conteúdo

[RESOLVIDO] Não consigo dar boot...

• Por favor, faça o login para responder
11 respostas neste tópico

#1 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.329 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 22:45

Salve pessoal,

Tenho um Mac Mini. Fui tentar instalar o XP via Boot Camp (nunca tinha feito isso) e foi aí q meus problemas começaram.
Tuco ocorreu normal, instalei, mas na hora de iniciar, dizia que não achava sistema operacional e neca. Tentava segurar ALT (que seria o Option, pois o teclado é ABNT) e segurar a tecla "C" tbm. Nada funcionava, ele ia direto pra tela preta dizendo q não tinha OS (mas a tela do Windows...) Sabem qdo ele diz pra pressionar qqer tecla pra iniciar do CD? Então, eu aperto todas e não vai, aí entrava na msg de q não achava OS. Esses teclado USB maledito não reconhece no boot do win.

Bom, neca. Qdo colocava o dvd do leopard ou até o DVD do Tiger (original do Mac Mini) e ligava segurandl ALT, segurando C ou não segurando nada, ele não iniciava o installer e continuava dando erro.

Dae tirei o HD, liguei no meu MacBook e formatei ele completamente. Reparticionei. Coloquei de volta e agora o Mac Mini qdo lida da esse erro: "No Bootable Device -- Insert boot disk and press any key". Até aí beleza, o HD ta zerado, mas qdo aperto qqer tecla não reconhece tbm.

Bom, ccoloquei o DVD do Leopard (e até o do Tiger tbm) e tentei mais uma vez iniciar do DVD. Agora ele COSPE o DVD e da o mesmo erro. Como se não conseguisse mais iniciar do DVD.

O detalhe: O DVD do Windows da boot normal. O do Leo e do Tiger não. O que fazer? Alguma idéia?

#2 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • 1.329 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 22:56

Resumindo a desgraça...

Se eu colocar um CD do WinXP, ele da boot, o teclado funciona, tudo normalmente.
Agora se eu colocar um DVD do Leopard ou um DVD do Tiger, ele não funciona. Cospe o DVD e da o erro "No Bootable Device -- Insert boot disk and press any key" e o teclado não funciona.

#3 wdkuchler

wdkuchler

3.33GHz (Dual Core)

• Usuário Sênior
  • 1.279 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 22:58

Vc tem que deletar as primeiras trilhas do seu HD. Se tivesse um CD do Ubuntu ficaria mais fácil.

Eu tentaria deletar todas as partições do HD pelo Windows (já que está subindo) e depois tentaria bootar pelo Tiger original.

Entendo que vc não tem mais dados que quer recuperar no HD certo?

#4 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • 1.329 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:11

wdkuchler";p="299019 disse:

Vc tem que deletar as primeiras trilhas do seu HD. Se tivesse um CD do Ubuntu ficaria mais fácil.

Eu tentaria deletar todas as partições do HD pelo Windows (já que está subindo) e depois tentaria bootar pelo Tiger original.

Obrigado pela ajuda.

No entanto, eu troquei o HD... mesmo com outro HD (q eu usava como externo) ele continua dando o mesmo problema. Afinal, ele não da boot pelo DVD do OSX.
Resetei a PRAM e nada. Fui ao extremo e tirei a bateria da bios por 30 segundos pra ter certeza de que foi reiniciado e o problema continua... não entendo!!

#5 wdkuchler

wdkuchler

3.33GHz (Dual Core)

• Usuário Sênior
  • 1.279 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:12

http://support.apple.com/kb/HT1343

Tem que pressionar somente "C" para bootar o CD/DVD !!!

#6 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • 1.329 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:18

wdkuchler";p="299021 disse:

http://support.apple.com/kb/HT1343

Tem que pressionar somente "C" para bootar o CD/DVD !!!

Ja fiz isso inúmeras vezes... não inicia. Ele cospe o DVD do OSX e da aquele erro.
Testei o DVD no macbook e inicia.

Nem o DVD do Tiger (original que veio com o MINI) Inicia nesse mini.

O CD do Ubuntu tbm inicia normalmente. Totalmente nonsense isso! E o do XP tbm.

#7 wdkuchler

wdkuchler

3.33GHz (Dual Core)

• Usuário Sênior
  • 1.279 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:26

Verifique no Mini se o flat cable que entra no drive de CD-ROM está bem conectado...

#8 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • 1.329 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:30

wdkuchler";p="299025 disse:

Verifique no Mini se o flat cable que entra no drive de CD-ROM está bem conectado...

Sim... acho que se não estivesse nem iniciaria o Ubuntu ou o XP pelo CD...

#9 cangaceiro

cangaceiro

2.93GHz (Quad Core)

• Inativos
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.805 posts

Postado 07 de setembro de 2008 - 23:50

Consegue outro Mac, liga o mini pela firewire segurando T (Target mode), e usando o Utilitário de disco faz uma cópia do sistema em restore. Reinicia com option nesse segundo mac, e escolhe o mini, em preferências escolhe ele mesmo como estartup disk.

Não custa tentar.

#10 uklima

uklima

3.2GHz (Quad Core)

• Inativos
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.977 posts

Postado 08 de setembro de 2008 - 09:26

Cara, não sei se tem a ver, mas quando comprei o iMac pedi o cara da loja para já formatar ele para eu instalar o Windows via bootcamp e gravar um CD de drives para mim, na época precisava. Não sei porque, deu tanto pau que eu nem instalei o windows, formatei o HD e nunca mais pensei nisso.

Mas ficou um efeito colateral, meu iMac não faz um 'Secure empty trash' nem a pau. Nunca consegui fazer isso, nem em arquivos de poucos Ks. Tem alguma ziquizira neste boot camp que fode tudo em algumas máquinas. Não faço idéia do que seja, mas no meu caso tentei de tudo e ele nunca mais funcionou algumas coisas. Ele deleta img montadas no desktop por exemplo, assim do nada, inclusive meu hd externo mybook, isso é raro, mas acontece de vez em quando.

Tb não consegui mais instalar o sistema no HD externo.

#11 LedStyle

LedStyle

3.33GHz (Dual Core)

• Inativos
  • 1.329 posts

Postado 08 de setembro de 2008 - 14:29

Salve galera, consegui resolver, obrigado pelas dicas.

Foi MUITO freak, mas vamos lá.

1 - Instalei o Windows, afinal era o único CD que funcionava. Notei que durante a instalação ele falhou na cópia de vários arquivos, mas quando eu mandava repetir, sempre conseguia copiar. Supus que na abertura do Mini, ao soprar aquele monte de pó, um pouco deve ter entrado no drive e atrapalhava a leitura pela cabeça óptica.

2 - Com o Windows instalado, coloquei o DVD original do Leopard no drive e instalei o driver da placa de som.

3 - Peguei um CD de limpeza aqui e mandei tocar (ele toca 2 faixas no Media Player enqto limpa a cabeça de leitura).

4 - Agora o DVD estava lendo bem, mas ao reiniciar continuava não bootando no instalador. Abria o Windows direto (mesmo com a tecla "C" apertada) (mas agora não cuspia mais o DVD).

5 - Tirei o HD do Mini e bootei com o DVD no drive (sim... sem nenhum HD). Agora SIM ele iniciou o instalador. Configurei o Mini para iniciar do DVD de instalação (de novo) e cliquei em reiniciar. Antes de ele começar a reiniciar, desliguei o mac (que ficou programado pra iniciar do DVD ainda).

6 - Coloquei de volta o HD e liguei. Agora iniciou do DVD.

7 - O HD estava com a tabela de partições MBR. Tive que re-particioná-lo em GUID.

8 - O Leopard instalou perfeitamente.

Enfim, foi uma coleção de problemas: Drive óptico sujo, partições erradas no HD, flat cable mal encaixado (teve uma hora que de tanto abrir ele saiu um pouco do lugar e não ligava)... putz... uma novela. Mas fico contente que agora está funcionando. E em uma das tiradas do HD, eu liguei ele no meu MacBook (via case USB) e fiz backup do diretório Users. Pelo menos os dados ficaram garantidos, agora é ter paciência pra configurar tudo de novo.

[]s

#12 henryrodrigo

henryrodrigo

3.2GHz (Quad Core)

• Moderadores
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.610 posts

Postado 08 de setembro de 2008 - 20:35

Cansei só de ler o tópico... mas valeu pelo relato! I grant you the status of "MacGyver Mac User"!!! :P

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)